O Financeiro

Essa é a identificação natural das pessoas que trabalham na área financeira da empresa.

O nome forte, de uma função de extrema importância para a empresa não corresponde ao perfil que normalmente encontramos, notadamente no varejo.

Os donos das empresas não priorizam e valorizam a função e acabam contratando pessoas sem qualificação técnica e emocional para exercer e desenvolver as tarefas.

Encontramos enfermeiras, caixas recém promovidas, amigas de filho, parentes e amigos na função de financeiro e sempre que questionamos ouvimos a justificativa: é de confiança.

Essas pessoas podem realmente ser de confiança mas, a falta de capacidade técnica fatalmente a fará cometer erros que trarão prejuízos financeiros para a empresa que, sem um sistema de controle, supervisão e acompanhamento não conseguirá destingir se o erro foi técnico ou de desvio.

Não entendo realmente como as empresas não valorizam essa função e contratam profissionais com experiência comprovada para exercer o controle efetivo da empresa. Talvez porque os donos, por não conhecerem as rotinas de controle financeiro, optam por ter alguém de confiança, acreditando que dessa forma não será lesado.

No entanto, o que fará o dono ter a garantia que seus controles estão funcionado, é conhecer as rotinas financeiras, acompanhar as movimentações de caixa e bancos e solicitar a contabilidade que elaborem o balancete contábil mensal que estará retratando a movimentação financeira da empresa. A contabilidade passa a ter uma função de auditoria de controles. Dessa forma, é fundamental que a pessoa do financeiro conheça as rotinas descritas no post anterior "estrutura dos controles da empresa".

Outro ponto importante é analisar a função desse profissional que poderá exercer o cargo de auxiliar financeiro, assistente financeiro, coordenador financeiro ou gerente financeiro mas todos devem conhecer e dominar as rotinas financeiras.

Abaixo apresento o perfil de um assistente financeiro. Caso desejem o perfil de outra função, solicite através do e-mail edilson@edilsonbomfim.com. Lembrem que esse perfil deverá estar ajustado ao modelo de gestão de sua empresa levando em consideração a estrutura organizacional existente, volume de transações e recursos tecnológicos da empresa.





 

ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES

 

  1. Conferir com atenção os lançamentos  e fechamento de caixa;

  2. Arquivar os documentos em ordem cronológica e de acordo com o modelo da Empresa;

  3. Realizar corretamente o lançamento dos documentos no sistema;

  4. Conciliar diariamente os bancos;

  5. "Conciliar semanalmente (ou diariamente) o contas a pagar e receber";

  6. Conciliar os cartões de credito e débito;

  7. Atualizar os saldos das contas;

  8. Realizar pagamentos a fornecedores e colaboradores;

  9. Atender a Contabilidade;

  10. Manter a pasta sanfona atualizada e conciliada com a relação do sistema;

  11. Enviar e controlar remessa de documentação a Contabilidade.