O Varejo

A Necessidade de profissionalização do varejo é urgente. Não podemos pensar em um Varejo sem Gestão profissional, e sem Gestão da Informação: Informação do Mercado, dos concorrentes, dos Clientes e, principalmente, nosso conhecimento sobre o Negócio.

A utilização de um Sistema de Gestão “maduro” reconhecido no Mercado e Empresas, utilizado por quem possa atestar sua confiabilidade certamente, ajudará no fornecimento de informação do negócio quanto aos produtos mais vendidos, mark-up, resultado operacional, vendas de média, o desempenho de vendedores,Bancos de Saldos, fluxo de caixa e estoque.

Essas Informações são importantes para a avaliação de resultados passados, definição de plano de marketing e orçamento para o próximo período. A avaliação mensal indicará se os resultados planejados estão sendo atingidos.

Outro Ponto Importante o conhecimento dos Nossos Clientes. Ao acolher nosso cliente na Empresa iniciamos um processo de relacionamento, assim, é fundamental ter o máximo de Informações sobre o mesmo.

Nome, endereço, e-mail e telefone são dados mais que importantes, devemos ter Informação diferenciadas, tais como: PERFIL de compras, hábitos de consumo, aniversário, datas Importantes e produtos adquiridos. Todas essas Informações deverão ser registradas na “Ficha” do cliente, podendo ou não ser manual, lançadas sem CRM da Empresa.

Tais Informação são importantes para a definição do PERFIL de compras dos clientes, isso facilitará a identificação daqueles lançamentos, compras de coleções e ou além de promoção, segmentar por faixa de renda, idade e produtos consumidos. Possibilitar o planejamento de ações promocionais – não liquidações – Serão embasado nessas informações.

Meses do ano alguns  são ocupados por comerciais datas consagradas como, dia das mães, pais, Crianças, Namorados, Natal , Aniversários além dos Clientes.

Cabe uma base na Empresa com Informação de seus Clientes , criar ações para os demais meses do ano, que podem variar entre coquetel (ou galo de cauda) para clientes VIP’S, lançamento de coleções, início de promoções até ações mais simples como, reuniões informais.

O Empresário do varejo deve estar atento como tendências – Aquilo que ainda não conhecemos – Para sair na frente e adotar políticas de atração de clientes. Tendências essas podem ser acompanhadas na Internet, se identificadas, Viagens em ao centros de referência do Negócio, em palestras e Encontros e revistas, etc ..

É fundamental Estar atento e Informado Sobre o Mercado e suas Tendências .