Promoções?

Considerado um dos 5 P’s do marketing fazer uma promoção está relacionada com o processo de comunicação e de venda e aos potenciais clientes. Como, geralmente, campanhas ou processos de promoção estão relacionadas aos custos com elevados, é interessante fazer uma análise de ponto de equilíbrio, verificar se uma Estratégia, em análise, terá um custo que seja os compatível como que os consumidores adicionais trará . Isto é, se o aumento da clientela e do Benefício serão maiores do que o custo da promoção. A propaganda envolve Promoção e Publicidade, Relações Públicas, diferentes tipos de mídias, feiras e eventos, patrocínios, pontos entre outros.

Ultimamente temos vivenciado um Varejo com Promoções que cada dia mais ficam próximas do período de vendas aquecidas como dia das mães, pais, namorados e Natal.Passamos Pelos shoppings e vemos Lojas “liquidando com” 70% .Alguns pontos se permitem ser avaliados sobre esse assunto:Houve Atenção nas compras para o período ou foram essas compras super dimensionadas?O Mark-up Definido Considerou o valor das peças que serão colocadas na liquidação?

Como o Cliente percebe que uma marca não vende Lançamento da Coleção um preço cheio com um determinado produto e agora esse mesmo produto esta 70% mais barato um Período de tempo muito curto, podendo não chegar a 45 dias?Como Chamar Cliente para Lançamento n º após um logotipo e liquidação desses mesmos produtos?Produtos os quais “liquidáveis”? Todos?Quais os concedidos descontos? Esses descontos são lineares ?

Para tentar responder algumas questões sobre o assunto, gostaria de ponderar:

• Conhece o cliente?

• Conhece o perfil e o que compram?

• Os distinguimos Clientes VIP’s dos que nas liquidações visitam?

• Sabemos o Mark-up de os produtos?

• Comunica bem sobre os produtos aos clientes?

• Compra de mídia de acordo com de Vendas e Produtos de giro?

• Analisa uma curva ABC de Produtos, avaliando o de maior giro, giro menor?

•estoques, controlados?

Como Promoções passam a ser uma estratégia de marketing no momento que exista uma ação programada desde a compra, definição de metas de venda, o acompanhamento das vendas, o giro dos estoques a avaliação do resultado operacional do negócio ciclos iguais ao das compras.

Devemos ter atenção ao produtos de acordo com giro e a partir daí a definição da Mark-up Produto ou grupo de Produtos.Produtos esses que devem ser arrumados, estar na loja de acordo com sua importância valor agregado e percebido. Os Produtos de maior destaque, destacados devem estar na área interna da loja para que o cliente perceba e possa visualizá-los e desejá-los

Na hora das promoções, devemos identificar também o giro dos Produtos e definição dos percentuais de desconto, de giro de acordo com esse mês.Gostaria de lembrar que promoções, liquidações e queimas não são exclusividade para atrair o cliente. Podemos pensar em várias formas de fazer-lo como por exemplo ofertar-lhe um mimos, oferecer um produto ao cliente de acordo com seu volume de compras, no seu aniversário, dentre outros.

Mas nesse momento, estamos tratando das “LIQUIDAÇÕES” que tomaram conta do varejo e que os clientes poderão gerar o hábito de compras nesse períodos apenas, o que irá comprometer fatalmente o resultado operacional do negócio. A sugestão é aproveitar o inicio do ano e fazer uma avaliação do resultado operacional do seu negócio nos últimos anos, sua média de vendas, giro de produtos programar,suas compras, metas de vendas e projetar para resultado no ano seguinte de 2010 ser um marco para o desenvolvimento do seu negócio.