CONSTRUINDO UMA EMPRESA - CAPÍTULO III - As 3 Estruturas

CONSTRUINDO UMA EMPRESA III - As Três estruturas


ESTRUTURA FÍSICA

Ao imaginar e planejar uma empresa, normalmente o postulante a empreendedor imagina uma estrutura física capaz de impressionar e impactar o cliente e o mercado. Sabemos que essa estrutura é importante mas devemos estar atento ao valor do investimento necessário e se é compatível com o modelo orçamentário da empresa. Lembre que esse investimento deverá ser pago com o resultado do negócio.

Além da estrutura física, existem duas outras também muito importante.

ESTRUTURA TECNOLÓGICA

Podemos dividir essa estrutura em básica e de tendência.

A primeira está ligado à aspectos como um bom sistema de gestão - ERP - adequando-o  ao negócio, excelente sistema de comunicação com o cliente, rede de informação, Wi-Fi, câmeras, acesso.

A segunda trata não mais de tendência, mas de realidade. A IA, Inteligência Artificial já é real e está mudando o modelo dos negócios. Lojas autônomas, gestão virtual, carros autônomos, entregas por drone, lojas virtuais, coworking e trabalho remoto. Ao planejar uma empresa, temos a obrigação de identificar de que forma a IA pode nos ajudar ou atrapalhar.

ESTRUTURA HUMANA

Em outros posts já falei da importância de ter a pessoa certa no local certo nas empresas e funções. No entanto ainda hoje vemos empreendedores que, ao planejar o negócio, não dão a mínima importância para essa ação. Ouvimos sempre que o Cliente é o mais importante, mas, como se RELACIONAR com os clientes com uma equipe contratada por salário e não por competência, contratar e não treinar - treinamento é constante e diário - não realizar avaliações periódicas, não estabelecer e acompanhar metas financeiras e de desempenho. Pois é, isso é bem real.

Ao contratar, devemos saber quem queremos: o que o colaborador deve trazer de experiência e habilidade, definir claramente o que esperamos dele e o que oferecemos a ele para atingir as expectativas mútuas.  

Como em nossa vida, devemos buscar o equilíbrio na formatação dessas três estruturas de forma que sejam complementares e harmônicas. Esses pontos devem constar também no Plano de Negócios e ser base de implantação e operação da empresa.