De quem é o Cliente?

Muito se fala sobre o cliente.

Como atrair e manter. Como relacionar.

A importância da equipe de vendas estar sempre treinada e comprometida.

E realmente verificamos uma grande esforço para “colocar” o cliente na empresa.

No entanto, precisamos tratar de alguns assuntos:

  1. Como manter o cliente, atender suas expectativas;

  2. O que fazer após “atrair o cliente”;

  3. De quem é o cliente?

 

O primeiro ponto é entender qual a expectativa do cliente com sua marca. O que ele espera. Quanto maior a expectativa, maior será a satisfação ou a decepção.

Quando alguém compra seu produto ou serviço, espera ter atendido sua expectativa. A empresa tem uma primeira e única oportunidade, na hora da primeira visita, primeiro contato. Devemos aplicar as regras de atendimento que envolvem sondagens abertas e não fechadas, criar um vínculo com o cliente mas principalmente: conhecer a empresa que trabalha; o produto ou serviço oferecido, o mercado que atua, os concorrentes e o cliente. Quando falamos em vínculo, esse será criado através do contato visual e da conversa, que deve ser dirigida a obter o maior número de informações do cliente. Não estou falando de “cadastro” e sim de informações pertinentes referente à expectativa. Devemos RELACIONAR o cliente.

A partir desse ponto, as empresas normalmente incorre em um grande erro. Abandonam o cliente. Ufa, ele comprou. Missão cumprida. NÃO. Uma venda se encerra quando nova venda é realizada. Por isso, devemos atentar para o acompanhamento do cliente. Veja no Post Yuri, o melhor vendedor que conheci, algumas dicas.

Analisando o desempenho de vendas de algumas empresas, identifiquei uma anomalia. As empresas estão entregando seus clientes a equipe de vendas. E, essa equipe normalmente não cumpre com determinações de registrar os dados obtidos durante o contato com o cliente. Dessa forma, a informação não é compartilhada e as ações de marketing e comunicação ficam prejudicadas. Quantas vezes sua empresa  definiu o envio de mala direta ou utilização de outra forma de comunicação com o cliente e verificou que os seus dados estão desatualizados? Pois é. O cliente é da Empresa que deve RELACIONAR o cliente e manter todos os dados atualizados. Não só os dados cadastrais, mas as informações das compras realizadas, nível de satisfação com a empresa. Transformar o cliente em Recomprante e Recomendante.

Siga a dica. Traga seus clientes para perto de você. Comunique-se sempre com ele. Convide-o para retornar. Registre sua saudade. Mostre a sua importância para a empresa. Ouça. RELACIONE.