CONSTRUINDO UMA EMPRESA - CAPÍTULO IV

MODELO DE GESTÃO

Nesse Post falaremos da importância do modelo de gestão da empresa. Esse modelo deve estar alinhado ao Propósito da empresa e “são um conjunto de estratégias que têm como objetivo contribuir com a captação de resultados”.

Não podemos pensar em Resultados sem pensar em pessoas. Dessa forma, o modelo de gestão será definido pelo propósito, pela equipe de stakhouders pela crença dos sócios, definição de metas e objetivos financeiros, qualitativos e quantitativos, de acordo com o segmento de mercado e atividade da empresa.

Existem alguns modelos de gestão:

  • Gestão Democrática;

  • Gestão Meritocrática;

  • Gestão com foco em resultados;

  • Gestão com foco em processos;

  • Gestão autoritária;

  • Gestão por cadeia de valor.
    Qual deles é o melhor? Aquele que esteja alinhado ao propósito.

    Normalmente utilizo o modelo de gestão por resultado, por entender que toda empresa necessita, para atingir a perenidade, obter resultado operacional.

    Ao implantar o modelo de gestão é necessário definir:

Estrutura Organizacional - Organograma para deixar claro a estrutura de cargos e funções e suas interligações;

Atribuições e Responsabilidades - para deixar claro o que desejamos da equipe, o que oferecemos, o que devem trazer de expertise, aliado ao conjunto de metas e objetivos. Essas metas devem ser acompanhadas periodicamente. Sugerimos a implantação do BSC deixando a gestão transparente.

Procedimentos Gerenciais e Instruções de Trabalho - com o objetivo de deixar claro as rotinas e protocolos que devem ser seguidas pela equipe e toda gestão. Está ligado às atribuições definidas.

Esse conjunto de ações estarão formatados em um Manual Organizacional da Empresa.