Acaba de falecer, de mal súbito, minha empresa.

Mentira. Essa é a pura verdade.

Nenhuma empresa morre dessa forma.

Algumas já nascem mortas.

Outras morrem por falta de vendas.

Outras por altas despesas.

Todas que tem receita menor que despesa, morrem.

No entanto, uma grande causa de morte está nas pessoas.

Aquelas que gerem o negócio. As que trabalham. Não existe sintonia entre essas pessoas. Nada é combinado, acompanhado, revisto, ajustado.

Em outros posts falei sobre a importância de possuir uma equipe unida, motivada e produtiva. Entenda como equipe, os stakeholders. Sócios, colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, clientes, precisam estar alinhados ao PROPÓSITO.

PROPÓSITO?

Segundo Prem Baba, no seu livro Propósito: “ é saber o que viemos fazer aqui e isso está intimamente ligado aquilo que essencialmente somos. Nosso programa individual da alma e está relacionado a consciência do SER.”

Em pesquisa ao Google, vemos que Propósito e “ aquilo que se busca alcançar: objetivo, finalidade, intuito.”

Ao elaborar um Plano de Negócios, a coisa mais importante, alicerce do Plano e da estruturação do negócio, é definir sua Proposta de Valor. Seu Propósito.

Convido a todos fazerem uma reflexão. Sua empresa tem um Propósito? E não vale dizer que o Propósito é o dinheiro ou ser politicamente correto e falar de bem estar coletivo, busca de excelência e outras coisas que na realidade não dizem nada. Não podemos incorrer no erro da Missão, Visão e Valores, feitas inicialmente com Propósito e hoje, na maioria dos casos, serem apenas repetições pífias.

O Propósito será o alicerce da estruturação da empresa. Definirá o modelo de negócio, a governança corporativa, a relação dos stakeholders e a perenidade da empresa. A partir dele, o Plano de Negócio será estruturado e implantado e a empresa seguirá em frente.

Uma coisa é certa: ao definir o Propósito, devemos considerar as características dos sócios e alinhar o modelo de pessoas que queremos ter ao nosso lado.

Mas, como definir o Propósito da empresa? Veremos isso em um próximo Post.

Tashi Delek - que tudo seja auspicioso.